por ChiBelly da Chen Zhaokui Taijiquan Association North America – https://www.facebook.com/molingtaiji
Tradução: Anderson Rosa
Como um praticante novato de Tai Chi, o seu professor pode ter dito “não aumente o seu qi.” Mas o que isso significa? Se você disse não para aumentar o seu qi, você provavelmente não está no ponto onde você tem uma sensação do qi de qualquer maneira. Portanto, não é uma declaração particularmente significativa para os iniciantes. No entanto, se você pode aumentar o seu qi para que o professor perceba que você está fazendo isso, então deve ser o caso de que você também possa diminuir o seu qi.
Da mesma forma, na fase preparatória para o início da forma de Taijiquan, que são admoestados a “afundar o qi para o dantian”. Esta também é uma declaração sem significado ou obscura para um iniciante, mas os professores gostam de dizer isso de qualquer maneira para empossar os novatos nos mistérios insondáveis ??do Taijiquan.
Pensei em alguns exemplos que podem ser úteis a vocês.
A piscina na minha comunidade sempre abre ano no “Memorial Day”, que é sempre a última segunda-feira de maio. Uma vez que este feriado é considerado o início da temporada de férias de verão, minha filha geralmente quer passar o dia inteiro na piscina. Aqueles de nós que vivem no norte da Nova Inglaterra sabem que só porque chamamos isso de “verão” não significa que a temperatura da água na piscina seja tolerável para um adulto são. Na verdade, é tipicamente tão frio que é pouco suportável para os pais que preferem não lutar contra a hipotermia, enquanto desfrutam os seus filhos.
A maioria das crianças e, talvez, dois dos pais irão saltar para a piscina, mas eu ainda não adquiri a lesão nervosa que me faz sentir confortável fazendo isso. Eu sou um daqueles tipos palermas que começa mergulhando meus pés na piscina, e depois afunda polegada por polegada um pouco mais conforme a minha pele se acomoda.
Isto, obviamente, é a maneira correta do Taiji para palmilhar uma piscina de água fria, porque requer uma espécie de profundo foco interno, ao mesmo tempo mantendo a intenção da pessoa em um inimigo: a desagradável criança aleatória que vê o medo em meus olhos quando ele tenta usar a sua técnica de “empurrar com as mãos” (Tuei Shou) de “acidentalmente” me salpicar com água gelada (minha filha sabe fazer melhor do que me espirrar, porque eu vou sair rapidamente da piscina e depois terei de iniciar todo o processo novamente, enquanto ela espera).
Eventualmente, porém, chegarei ao ponto onde eu posso afundar minha cabeça sob a água e poucos momentos depois, posso relaxar totalmente, desfrutando da sensação da água, e me sentirei seguro frente a esses pequenos inimigos. Pode-se dizer que o meu qi estará finalmente fluindo livremente.
Se você é uma dessas pessoas que entram em uma piscina de água fria do mesmo modo que eu faço, então você pode entender o conceito geral de “elevar o seu qi”, mas vou dar um outro exemplo semelhante e bastante literal.
Estive em alguns hotéis no Japão como uma criança, e todos os quartos tinham ofurôs – aquelas banheiras para imersão e relaxamento, ao invés vez de limpar a si mesmo. A água que você usa para encher a banheira é extremamente quente, e a experiência física e mental de entrar é muito semelhante a entrar em uma piscina gelada.
Quando você mergulhar o pé dentro da banheira, a temperatura será muito desconfortável. Apesar de apenas o seu pé estar no banho, o desconforto ataca sua mente em primeiro lugar, que então afeta o resto do seu corpo, mesmo que nenhuma outra parte do seu corpo esteja na água. Em outras palavras, enquanto o seu pé que é a única parte de você que é realmente quente, a sua mente fará com que o resto do seu corpo reaja de qualquer maneira com um ou mais dos seguintes sintomas:
* Os músculos superiores do seu corpo, especialmente acima do dantian, ficarão mais tensos do que seus pés, que estão, na verdade, experimentando o stress.
* Sua respiração será superficial e rápida.
* Sua parede abdominal será puxada para dentro de modo que os órgãos internos estarão comprimidos/puxados para cima.
* A estrutura do seu corpo estará otimizada para puxá-lo para fora, em vez de afunda-lo na água. Por exemplo, você pode levantar um ou ambos os ombros de modo que será mais fácil pegar algo acima e puxar-se para fora.
Estes sintomas são apenas isso – os sintomas de elevar o seu qi, mas não o aumento real de seu próprio qi. Elevar o seu qi é iniciado pela sua mente e sua intenção em relação à atividade de seu corpo. Neste exemplo, a sua mente resiste ativamente às sensações provenientes da parte do seu corpo que está sob a água e seu senso de consciência (e bem-estar) é, na verdade, mais na parte superior que na parte inferior do corpo. Como conseqüência, a parte superior do seu corpo ganha um certo tipo de foco de tensão energética que é organizada para resolver o estresse físico e mental através da parte superior do seu corpo. Além disso, se você mantiver este estado mental durante muito tempo, a parte superior do seu corpo experimenta uma espécie de “estagnação”, onde o seu sangue, respiração e energia já não circula livremente e você começa a sentir-se mal.
Isso é “Elevar o seu Qi”.
Eventualmente, seu corpo se acomoda ao calor do banho, e sua mente para de resistir à sensação. Você se permite sucumbir à sensação, tornando-se profundamente consciente do seu corpo e como o calor o envolve. Você junta seu corpo e suas sensações, ao invés de fugir deles. Uma vez que você está totalmente na água:
* Os músculos do corpo estão uniformemente relaxados.
* A respiração é profunda, e lenta como se estivesse em repouso.
* A parede abdominal relaxa, dando-lhe uma sensação de plenitude com os seus órgãos internos gravitando para baixo.
* A estrutura do seu corpo está configurada para realizar o que você desejar (por exemplo, quando você alcança a taça de vinho, seu braço sabe o que precisa fazer para realizar isso, sem ir além do necessário).
Pense sobre a sensação no seu corpo no momento em que você parar de resistir ao calor ou ao frio e, de repente sentirá uma profunda sensação de “ahhhhhh…”, onde você libera não só a sua respiração, mas a tensão e a energia que você está retendo. De repente, seu corpo se sente muito pesado, especialmente no meio. Sua energia se move para baixo.
Isto é “afundar seu qi.”
Vamos traduzir esse conceito para a prática do Taijiquan.
Quando você praticar “afundar” nas suas posturas, suas pernas não serão acomodadas ao exercício e sentirão dor. Isto é como o frio da piscina ou do calor do ofurô, só que muito pior (usando o método da nossa linhagem em particular – não posso falar pelas outras). Mesmo que a sua posição esteja tecnicamente correta após o ajuste do seu professor, se você é um iniciante, você ainda tende a ser energeticamente incorreto, porque a sua mente vai resistir à dor em suas pernas, ao invés de juntar-se e sucumbir à sensação. Você definitivamente não vai sentir uma sensação de “ahhhhhh …”
Ao invés disso, a parte superior do seu corpo tende a ser tensa, a respiração tende a ser superficial e rápida, a parede abdominal rígida, os ombros erguidos, etc. Ao invés de caracterizar a sua energia como “ahhhhhhhh ..”, poderá ser caracterizada como “Grrrrrrr… ” ou “eeeeeeek…” Suas pernas não terão uma sensação de enraizamento e a parte superior do corpo vai se sentir como ele estivesse flutuando. Com a dor em suas pernas, sua mente vai buscar conforto, fugindo da dor e criando uma sensação de indomável foco na parte superior do seu corpo. Sua energia irá fluir para cima, e permanecerá lá.
Uma grande conquista na sua habilidade básica de Taijiquan (jibengong) é ter o sentimento de “ahhhhhh…” ao invés de “grrrrrrrr…” quando você pratica a sua forma e o empurrar as mãos (Tuei Shou). No entanto, isso não significa que a sua parte superior do corpo é flácida, como em um banho quente, mas não há nenhuma tensão desnecessária, que não seja uma parte funcional de seus movimentos. Até que você possa fazer isso, você ainda estará “elevando” o seu qi. Mas afundar de forma consistente o seu qi, é questão de grau. É um processo lento e gradual que leva anos. Durante esse processo, você pode trabalhar com a sensação de “entrar na água”, praticando o seguinte:
1. Relaxe a parte superior do seu corpo, rosto e pescoço, e, especialmente, não levante a sua escápula(erguer os ombros).
2. Mantenha a respiração profunda, lenta e baixa, permitindo que a sua parede abdominal se expanda e contraia ao invés de focar em seu peito.
3. Trabalhar em juntar/sucumbir a sua mente para a sua postura e ao movimento, ao invés de resistir ou deixar outros pensamentos distraí-lo.
Se você praticar esses pontos de forma consistente, você estará no caminho para o sucesso no Taijiquan.