Por Anderson Rosa (Frater Goya)
O Ba Duan Jin (pronuncia-se Pá Tuan Tchin), é uma das sequências mais antigas de exercícios corporais Chineses. Provavelmente, foi desenvolvido na dinastia Song da China (960 – 1279 d.C), e existem imagens de Buda realizando a sequência desses exercícios.
Seu nome pode ter duas traduções: “Oito Peças de Brocado” ou “Oito Brocados de Seda”. Sua criação é atribuída ao Marechal Yue Fei, considerado um dos grandes sábios e heróis nacionais até os dias de hoje.
O Ba Duan Jin compreende uma série de 8 exercícios encadeados numa sequência lógica, que traz diversos benefícios ao corpo. Apesar de ser comumente considerado um Qigong (Treino de Energia), os mais puristas defendem que é uma espécie de Dao Yin, ou exercícios para alongamentos de músculos e tendões. Além destes, a prática constante do Ba Duan Jin também desbloqueia os canais de Qi (medidianos energéticos pelos quais a energia percorre o corpo e usados na Medicina Tradicional Chinesa), fortalece os músculos, favorece a concentração, melhora a memória, acalma a mente e estimula a respiração profunda.
Muitos mestres de Kung Fu tradicional (Gong Fu) utilizam o Ba Duan Jin como exercício tanto de aquecimento como de resfriamento para o corpo, preparando o mesmo para os pesados exercícios que vem a seguir. Segundo esses mestres, é preciso contrapor os exercícios duros da forma externa (a prática da luta do Kung Fu), com um exercício suave (forma interna), fazendo portanto, o ciclo harmonioso Yin/Yang (o diagrama do Tai Ji Tu).
Mesmo para os praticantes do Tai Chi Chuan sua prática é benéfica, pois ela desobstrui os canais de Qi, alonga os músculos e tendões e favorece a saúde num período muito curto de tempo da prática, auxiliando assim, que o praticante consiga aprofundar a sua prática do Tai Chi Chuan e consiga também atingir níveis de relaxamento do corpo e da mente de forma mais efetiva.
Como os exercícios são leves em um sentido geral (embora também possam ser feitos de forma vigorosa para aqueles que já tem algum tempo de prática), eles podem ser feitos por praticamente qualquer pessoa nas mais variadas formas físicas, desde pessoas altamente sedentárias, pessoas de terceira idade, e até atletas. Por serem poucos movimentos e diversas repetições (oito movimentos realizados oito vezes para cada lado do corpo), são ideais para começar uma prática corporal chinesa pois são de fácil memorização, o que também auxilia num posterior aprendizado de Tai Chi Chuan. Os nomes poéticos e susgestivos de cada movimento também possui uma função mnemônica, e portanto, aos professores é indicado que antes de cada movimento salientem o nome do mesmo, facilitando a memorização.
Ele pode ser praticado em pé ou sentado, e existem atualmente inúmeras formas de Ba Duan Jin, como a forma tradicional, o estilo de Shao Lin e a do Mestre Lam Kam Chuen, todas com pequenas variações nos exercícios e na altura da base trabalhada, mas em essência mantendo-se os mesmos movimentos.
Os Oito Exercícios
两手托天理三焦 – Liangshou tuo tian li sanjiao
Sustentar o céu com as mãos para regular o Triplo aquecedor
左右开弓似射雕 – Zuoyou kai gong si she diao
Estirar o arco e lançar a flecha para fortalecer os pulmões
调理脾胃须单举 – Tiaoli piwei xu dan ju
Elevar um braço para recuperar o apetite ou Separar Céu e Terra
五劳七伤向后瞧 – Wulaoqishang xianghou qiao
Olhar os calcanhares para evitar o enfraquecimento do organismo
摇头摆尾去心火 – Yao tou bai wei qu xinhuo
Balançar a cabeça e o cóccix para acalmar o fogo do coração
两手攀足固肾腰 – Liangshou pan zu gu shen yao
Segurar a ponta dos pés para fortalecer os rins
攒拳怒目增气力 – Zan quan numu zeng qili
Estirar as mãos em punho com um olhar firme para fortalecer a força física
背后七颠百病消 – Beihou cidian baibing xiao
Suspender os calcanhares sete vezes para se recuperar da doença